sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vencendo os Gigantes de nossa vida!

Você alguma vez já  se sentiu incapaz? Já se sentiu impotente de tomar uma decisão por medo do futuro? Ou então se achou pequeno e insignificante a ponto de achar que sua vida não tem valor algum?
Hoje, veremos que se estivermos ligados a Deus seremos capazes de vencer os grandes gigantes que nos assustam.


Vamos começar observando um prisma da vida de Davi, características da vida de Davi que o fez  vencer Golias...

Davi era filho de Jessé, nasceu em uma família de 8 irmãos, ele, o caçula! Se não bastasse ser o caçula, Davi era ruivo, naquela época, ser ruivo, era sinal de maldição, sinal de pecado.
A família tinha vergonha de ter um filho como Davi, então, vamos colocá-lo lá no pasto, para cuidar das ovelhas, cuidar do rebanho! Outro ponto interessante é que quando a família tinha o filho caçula cuidando do rebanho isto era sinal que a família era pobre, e não tinha como pagar um empregado para cuidar das ovelhas, então, um dos filhos tinha que ir cuidar!
Davi, rejeitado, deixado de lado, menosprezado vai para o pasto, e ali desenvolve experiências com Deus, foi na solidão que Davi começou a ter intimidade com Deus, foi através da solidão que ele começou a salmodiar, cantar a Deus as suas experiências.
O rei Saul, é rejeitado por Deus, fez o que era mal aos olhos do Senhor, e o Espírito do Senhor se retira dele, então, Deus levanta o profeta Samuel para ir à casa de Jessé para ungir um de seus filhos a rei de Israel!
Jessé era neto da famosa Rute e Boaz, então Davi, bisneto de Rute, estava na linhagem da aliança com Abraão.
I Sm. 16.1-13  Estava esquecido, vem um profeta, e a visita de um profeta em casa neste tempo era coisa de temer e tremer, por isto pergunta: é de paz a tua vinda? Isto tudo me mostra que Davi aprendeu a vencer a rejeição, aprendeu a vencer as batalhas dentro do lar.

Bom.. mas, o momento da vida de Daví que eu quero frisar aqui é quando ele vence o Gigante Golias e vimos anteriormente que antes desse acontecimento Daví teve todo um preparo, teve que aprender a ouvir a voz de Deus.

Os filisteus haviam dito que se Israel tivesse um homem que enfrentasse e matasse Golias, eles seriam servos de Israel, mas se o campeão de Israel fosse morto, Israel seria servo deles.

Até mesmo o rei Saul  temia lutar com o gigante, mas, Davi se ofereceu para isso. Como Davi era apenas um moço, que cuidava das ovelhas do pai, o rei sugeriu-lhe que usasse a sua armadura e a sua espada. Mas Davi não estava habituado a tal armadura e rejeitou o oferecimento.
Quando Davi se aproximou do gigante, tomou cinco pedras pequenas para a sua funda enquanto Golias vociferava vorazmente contra o pequeno jovem. Davi porém não se atemorizou.
E em I Samuel 17:45, lemos o que Davi disse à Golias: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”
E quando chegou perto dele atirou-lhe uma pedra que o feriu na testa e o prostrou por terra. Então correu, tomou a espada do próprio gigante e com ela cortou-lhe a cabeça.
Sem dúvida ele ergueu bem alto o troféu, de modo que os dois exércitos  pudessem vê-lo. Essa foi uma grande vitória, e alcançada por apenas um rapaz, este mesmo que confiava em Deus.

“Você nunca vai vencer Golias, se primeiro não vencer os gigantes dentro de você!”

O primeiro gigante que Daví encontrou e enfrentou antes de vencer Golias, foi o gigante do "Você não pode". O verso 33 do capitulo 17 do Livro de I Samuel diz: "Mas Saul respondeu- você não pode lutar contra este filisteu. você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira." Daví foi desencorajado pelo rei, chefe do exercito Israelita, e também foi desencorajado pelos seus próprios irmãos.

Todos nós, um dia, precisaremos encarar esse gigante de frente e enfrentá-lo em nome do Senhor. Muitas vezes esse gigante assume a forma de palavras de desencorajamento lançadas sobre nós, como uma maldição, ao longo de nossas vidas. Ou vencemos este gigante, ou sucumbiremos a cada novo projeto, vencidos por palavras tais como: "Você não pode", "Você não é capaz", "Você jamais será bem sucedido" .

É interessante notar que Daví respondeu ao rei não apenas com argumentos, mas com fatos; ele era um rapazinho, sim. Mas era um rapazinho cheio de fé e ousadia, acostumado a vitórias. Um rapazinho por fora, mas um valente guerreiro por dentro; Saul em contraste, parecia um gigante por fora, mas demostrou ser um grande covarde por dentro. 

Como a história se repete hoje em dia, e como as aparências continuam enganando!

Davi abria seu coração a Deus. Ele falava o que realmente estava sentindo, e orar é o mesmo que abrir o coração a um amigo numa conversa franca e sincera.

Deus é nosso amigo. É aquele que nos ajuda a enfrentar os grandes e pequenos problemas que enfrentamos no dia a dia. Somente Deus conhece o que vai no profundo do nosso coração.
Muitas vezes achamos que nos falta fé. E outras vezes achamos que nos falta confiança em Deus.

Você já se sentiu derrotado? Muitas vezes nós nos sentimos derrotados pelas lutas e problemas que enfrentamos.
Hoje você pode estar passando por alguma dificuldade por falta de dinheiro, ou então você foi abandonado por alguém que você tinha certeza que o amava.
Talvez você esteja se sentindo solitário, ou alguém da família que está sofrendo algum tipo de doença, ou então seu aluguel está atrasado e você está sendo ameaçado de despejo, talvez seja algum problema na tua casa, com os teus, todos estes problemas e outros mais são gigantes que todos enfrentamos. Mas com fé,  que é adquirida dia a dia, através da comunhão com Deus, você poderá enfrentar todos os gigantes que ficarem à sua frente.
Deus irá ampará-lo nas horas de dificuldades e nas horas de angústia.
E a própria Bíblia nos diz: “Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” I João 5:4.
Que promessa mais maravilhosa! A nossa fé em Deus é a arma contra todos os gigantes.

Pode até ser que algum gigante derrube você. Não se preocupe e nem se desespere. Deus estará do seu lado ajudando e  amparando. E você reconhecerá o abraço de Deus e ouvirá Sua voz dizendo: Eu estou com você. E certamente a paz tomará conta do seu coração.

Coragem amigo. Nós temos o maior Gigante do nosso lado, JESUS CRISTO, o qual venceu a morte e o inferno e hoje VIVE, e tenho certeza que não há "Gigante" que ele não possa vencer! Receba hoje o abraço de Deus na tua alma!

Jordan William

Um comentário:

  1. Gostei muito que Deus continui te abençoando meu amadoo !! tudo de bom viu Ass: Mayara Jéssica*-*

    ResponderExcluir