quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Só sabe quem sente!



Há algumas dores que são incompartilháveis. Por mais que tentemos descrevê-las às pessoas, ao nosso redor, é muito difícil. Porque elas estão misturadas a tudo que vivemos, sentimos, entendemos e cremos como verdade para nós.

Daí que não se ajuda quem está sofrendo com pressões, acusações ou cobranças. Só se ajuda oferecendo um ombro e um ouvido amigo e a certeza das nossas orações.

Quem está se sentindo no fosso da existência está precisando de esperança. Esperança de que vai conseguir sair dali. Esperança de que aquilo tudo vai passar. Esperança de que vai voltar a ver a luz do sol e se alegrar com ela.

É aí que só sabe quem sente. Só sabe quem já sentiu. Só sabe quem está sentindo.

É por isso que não há como negar o amor de Deus; porque Ele foi capaz de se fazer como um de nós e sentir todas as nossas dores em toda a sua intensidade. Ele não tinha que fazer isso; Ele escolheu fazê-lo, unicamente, por nos amar.

E é por isso que Ele pode nos compreender e nos socorrer em nossa angústia; porque Ele "sabe o que é padecer". Na verdade, o profeta Isaías chega a chamá-lo de Varão de dores, Servo sofredor.

O Deus da Bíblia não é um Ser distante e alheio à dor humana. Ele é alguém que se angustia em toda a nossa angústia e que atravessa todos os nossos vales junto conosco.

Lembra de Elias na caverna? Em nenhum momento Deus o condenou ou julgou por estar ali. Apenas, perguntou: "Que fazes aqui, Elias?".

Ed Rene Kivitz, em uma de suas pregações, disse que Deus não perguntou: "Que fazes aí, Elias?", mas, "Que fazes aqui, Elias?", porque Deus estava na caverna junto com ele.

Quem sabe hoje está sendo um daqueles dias difíceis de atravessar. Você está ansioso, preocupada, sentindo-se mal e insegura. Mas, Deus está com você.

Eu sei que o sol parece ter ido embora; mas são só as nuvens que o estão encobrindo. O sol ainda está brilhando. E da mesma forma, Deus ainda está agindo em sua vida.

Nunca julgue o homem ou a mulher de Deus quando eles estão no interior de uma caverna existencial ou no alto de uma cruz. Porque Deus está com eles, ali onde eles estão. Ore por eles. Saiba que o ouro mais puro é forjado nas mais altas temperaturas.

Não há um só homem ou mulher na Bíblia que tenha sido grandemente usado por Deus para fazer diferença na vida de pessoas, em sua geração, que não tenha atravessado seus momentos de perplexidade, fraqueza, angústia e limitação.

Foi Paulo quem confessou ter orado a Deus, três vezes, para que lhe afastasse o que ele chamou de "espinho na carne", até que Deus lhe respondeu que o Seu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza.

Houve uma ocasião em que Charles Spurgeon, o "Príncipe dos Pregadores" do século 19, estava tão angustiado, que ele pregou sobre um texto que diz: "o Todo Poderoso tem me angustiado a alma". Ele escreveu, depois, que achava que tinha pregado, apenas, para si mesmo. Não viu nenhuma reação na congregação para quem pregou a mensagem. Anos depois, ele foi procurado por uma pessoa que lhe disse que naquele dia estava tão angustiada, que pensava em dar cabo da própria vida, e ouvindo sua pregação, compreendeu o amor de Deus por ela.

O que permanece em nossa vida é forjado em nosso coração, através de momentos que nem sempre são tão fáceis de atravessar. Mas, quando chegamos do outro lado, fomos amadurecidos, enternecidos e fortalecidos pela graça maravilhosa de Deus.

NInguém aprende a compaixão nos picos das montanhas; e, sim, no declive dos vales. Ninguém aprende a chorar com os que choram, se nunca soube o que é chorar diante de Deus suas próprias lágrimas.

Pra você que sente-se afundando em sua tristeza, ouça, um companheiro de lutas gritar para você: Coragem! Deus está com você! Você vai sair disso! A luz vai voltar a brilhar com toda a sua intensidade.

A vida é assim, tem suas luzes e sombras. O importante é aprender a administrar seus momentos. O importante é aprender a chorar e a sorrir. Hà tempo para todas as coisas debaixo do céu. Mas, o meu momento não é o meu destino. Não acabou aí. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

A Bíblia diz que Jesus é fiel sumo-sacerdote, vivendo para interceder por nós. Pare e pense! Jesus está intercedendo por você! Ele está orando por você, para que a sua fé não desfaleça!

Sentindo-se no chão? Sem ânimo para nada? Com vontade de enterrar a cabeça no travesseiro e esquecer o mundo? Ei, há um Deus que ama você. Há uma vida para você viver. Deus tem muita coisa bonita para você provar, experimentar, fazer e viver.

Levante-se. Dê uma caminhada. Olhe para a natureza. Vá dar uma olhada no mar, ouvir o canto dos passarinhos, sentir a brisa suave do vento. Deus está com você.

Hoje é um novo dia e Deus vai ajudá-lo a atravessá-lo. A Bíblia diz que "assim como os teus dias, assim será a tua força".

Só sabe quem sente! É verdade! Mas, sabe de uma coisa? Deus sabe, porque Ele sentiu por nós.

Coragem, amigo! Vai amanhecer.  



Jordan William.

Um comentário:

  1. quando eu crescer , quero ser que nem vc... rsr
    paz Filho... Deus te abençoe muiito!

    ResponderExcluir