terça-feira, 17 de julho de 2012

Asafe, o homem de quem Deus se apoderou.



Asafe era diretor de música nos dias de Davi e Salomão. Crente no Senhor, compôs 12 hinos que passaram a fazer parte dos Salmos. Da sua experiência com o Senhor, podia dizer "com efeito, Deus é bom". Porém, durante uma fase de sua caminhada com o Senhor, enfrentou uma crise espiritual muito grande, a ponto de declarar "quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos". Como Asafe, você pode estar vivendo momentos de dúvidas e quem sabe até tenha pensado em se afastar dos caminhos do Senhor. Vendo o que levou esse levita à beira do precipício e como ele saiu de sua crise espiritual, você descobrirá que mesmo em meio a lutas, vale a pena servir ao Senhor. =D





Bom mais vamos começar conhecendo mais um pouco da vida deste grande homem chamando Asafe.
Quem era Asafe? Um judeu, da tribo de Levi, e músico por vocação e deleite. Seus instrumentos preferidos: a harpa, o alaúde e o címbalo, todos muito antigos. Nas suas apresentações usou com mais frequência os címbalos sonoros e os címbalos retumbantes, instrumentos de percussão compostos geralmente de dois discos de metal, que têm no centro uma pequena cavidade para aumentar a sonoridade. Foi designado músico e cantor pelos levitas, que tinham sob sua responsabilidade os serviços religiosos de Jerusalém. Participou do magnífico cortejo musical que levou a Arca do Senhor da casa de Obede-Edom para a tenda armada pelo rei Davi. Naquele dia o rei o descobriu e fez dele ministro de música. Porque também era músico exímio tocador de harpa e profícuo compositor de salmos , Davi deu grande ênfase à música de adoração, como expressão de louvor a Deus. Ele fazia questão de que se levantasse a voz com alegria e reservava a si a supervisão geral de toda atividade litúrgica. Eram 4 mil levitas, que, em 24 turnos, louvavam continuamente o Senhor com instrumentos fabricados por ordem do rei para esse fim. A maior parte era formada de iniciantes, que aprendiam música com os mais competentes. Era uma verdadeira escola de música sacra. Seus filhos faziam parte do corpo docente 288 mestres ao todo. Os filhos de Asafe escreveram doze dos 150 salmos que estão na Bíblia (os onze primeiros do livro terceiro e o salmo 50).


De todos os 12 Salmos de Asafe, houve que um que ao lê-lo me chamou bastante atenção. Então nesta pequena mensagem quero explicar com mais detalhes a crise que vivenciou e da qual ele fala no salmo 73... ^^


I. Asafe dentro da crise


Como Rui Barbosa, “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus”, Asafe chegou a desanimar da virtude. E esse desânimo o levou a uma terrível crise existencial. Quase resvalaram os seus pés em direção ao abismo da incredulidade.(v.2) Pouco faltou para que ele rompesse com a idéia de um Deus sábio, bom e justo, e jogasse fora a rica tradição religiosa até então acumulada. Esteve bem perto de uma violenta mudança de pensamento e de comportamento. Quase trocou os oráculos de Deus pelo horóscopo. Quase trocou o templo do Senhor por um terreiro de macumba. Quase mandou tudo para o inferno, inclusive sua alma!


Seu problema é que ele passou a ter inveja dos pecadores. Ele dizia: “eu também sou como eles, sujeito aos mesmos sentimentos e paixões. Por uma questão de princípios e pelo temor do Senhor, eu abortava na fonte os desejos pecaminosos”:


Quantas vezes desejei vingar-me,

Quantas vezes fui açoitado pela ira,

Quantas vezes quis projetar-me,

Quantas vezes fui assaltado pelo egoísmo,

Quantas vezes a falta de recato da mulher alheia me atiçou a lascívia,

Quantas vezes senti desânimo e preguiça.

Mas o amor a Deus falou mais alto,

Meu coração guardei puro,

Resisti os maus desígnios,


No entanto o salmista ofereceu forte resistência a todos esses sentimentos e deles se privou por amor do Senhor e por causa de seu nome. De repente se sente frustrado e se pergunta: “Será que foi à toa que eu me esforcei para não pecar e permanecer puro?”.


Pois, enquanto ele crucificava a sua carne, os pecadores pareciam livres, desinibidos, evoluídos, descomplexados, bem-sucedidos, felizes, seguros, altivos e tranqüilos. O que mais o desnorteou foi a falsa impressão de que seu zelo não lhe rendia nada. Ele pensava: “Deus não me trata de modo todo especial”. “Ele não me poupa das intempéries, do cansaço, da aflição, da doença nem da disciplina em caso de erro, por menor que seja”. Outra coisa que machucava o salmista era a popularidade dos pecadores e o seu anonimato.


A crise que a que foi acometido não foi brincadeira. Demorou algum tempo e o desgastou muito. Tentou descobrir o que estava acontecendo, mas em só refletir para compreender isso, achou mui pesada tarefa para ele. Até que um dia Asafe entrou no santuário de Deus e compreendeu o fim último dos ímpios pecadores que ele estava invejando.


II. Asafe dentro do templo


Dentro do templo é outra coisa. Dentro do templo sua vida ganha outra dimensão. O que acontece dentro do templo?

Ganha-se, ou recobra-se, como foi no seu caso, a perspectiva cristã da vida, que envolve o tempo presente e a eternidade.

Renova-se a fé na existência e no caráter de Deus. Chega-se outra vez aos seus atributos invisíveis. Ele é eterno, imensurável, incompreensível, onipotente e também supremamente sábio, clemente, justo e verdadeiro.

Dentro do templo eu me senti orgulhoso, desrespeitoso e insolente por haver duvidado da justiça de Deus para comigo e para com os pecadores.

Percebi que eu havia retirado o meu voto de confiança em Deus e por isso estava perplexo.

Dentro do templo sua alma se abre e é derramada perante o Senhor a sua ansiedade, a sua aflição, a sua dúvida, a sua revolta.

Então Asafe começa a entender e ver com clareza. No templo ele se lembra, quem sabe, do salmo de Davi: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade” (Sl 37.1). Tivesse ele memorizado melhor esse salmo, a crise teria sido mais passageira, pois o ímpio prepotente nesta vida se expande qual cedro do Líbano (v.35), mas será como o viço das pastagens: será aniquilado e se desfará em fumaça (v.20). Nada teria acontecido ao Asafe se não tivesse perdido a certeza de que “mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios” (v.16). Tão perto dele, tão freqüentemente em seus lábios, por que razão deixou o salmista escapar o ensino e o conforto deste salmo e não o aplicou a si mesmo?


Ainda dentro do templo Asafe percebeu que o desastre ocorreu quando a crença tradicional na justiça divina começou a ser abalada em sua mente. Se há algo que precisa permanecer intocável é exatamente a certeza de que Deus “é recompensador dos que o buscam, mas justíssimo e terribilíssimo em seus juízos, odeia todo o pecado e de modo algum terá por inocente o culpado”.


Você trocaria uma vida na presença de Deus e uma eternidade na glória por prosperidade material na terra e uma eternidade no inferno? Tenho certeza que não, logo, não há motivo para você duvidar da bondade de Deus e menos ainda para invejar a sorte dos que seguem a maldade.


Conclusão:

Quando o salmista Asafe sai do templo estava refeito, curado, revivificado, alegre e disposto, e, ao mesmo tempo, solícito em alimentar-se da verdade, como ensina Davi ainda no salmo 37 (v.3). Toda a mágoa desapareceu. Dizia ele: “Os pecadores continuam a se afastar do Senhor; mas..., quanto a mim, bom é estar junto a Deus: no Senhor ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos, em prosa e em verso, com címbalos retumbantes e com címbalos sonoros, entre gritos de alegria e louvor eu, que quase troquei a música de adoração pela música profana! Graças a Deus não me tornei pedra de escândalo para os meus 4 mil instrumentistas e cantores e toda a nação de Israel!”


Que essa experiência de Asafe fale ao seu coração e lhe transmita ensinamentos para a sua caminhada com Jesus!

75 comentários:

  1. Respostas
    1. boa tarde,e paz do senhor muito obrigado pela palavra.
      Deus continue te abençoando com as mensagens no nome de jesus.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Muito bem colocada essa situação de Asafe, que muitas vezes acomete o cristão, em diversas fases de nossas vidas. Vamos vencer como Asafe, em nome do Senhor Jesus.

      Excluir
    4. Maravilhoso esse nosso Deus, nos ensina a todo tempo, nunca nos abondona

      Excluir
    5. Muito bom, que o Senhor continue abençoando

      Excluir
    6. Nossa muito forte espero que Deus me use na campanha de Quinta feira eu creio que vai ser forte rsrsrs....

      Excluir
  2. parabéns por este trabalho muito bom , louvo a Deus pela vida de todos que trabalham em favor do crescimento do próximo ...

    ResponderExcluir
  3. Também amo este salmo e fico feliz em ver sua exposição clara do texto que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. gostei muito dessa mensagem,pra mim o salmo 73 retrata a vida de muitos cristãos grande maioria ja passou por isso ou vai passar este salmo é uma lição que apesar de todo sofrimento de todo levante sempre vale apena servir ao senhor

    ResponderExcluir
  5. TINHA QUE TER LIDO ISTO ESTOU EM UM MOMENTO DE TRIBULAÇÃO, TOCO MINISTRO NA IGREJA MAIS TENHO VISTO O POVO CRESCER E EU NADA MAIS MUSICALMENTE E ESPIRITUALMENTE SIM MAIS MUITAS VEZES NÃO SOMOS RESPEITADOS POR QUE NÃO TEMOS MUITOS BENS E E ISTO QUE ASAF TEVE QUE ENFRENTAR.. VAMOS EM FRENTE

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo trabalho. Aprendi muito sobre Asafe.

    ResponderExcluir
  7. \Muito bom.! Deus te abençoe ricamente.!

    ResponderExcluir
  8. acho que o caro amigo não entendeu que quando o autor fala que trocou o templo por um terreiro de macumba, ele simplesmente fez uma analogia, ou ma conjectura. Vc precisa rever seus princípios de fé por estar baseando ele em textos lidos na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que os textos na internet não deveriam sugerir a religião, seja lá de quem for. A expressão:"terreiro de macumba", pode denotar discriminação e reduzir o efeito positivo do texto, já que qualquer pessoa poderá lê-lo, tirando lições maravilhosas.
      No geral, gostei muito de saber sobre a vida de Asafe e as limitações que possuía em seu ministério.

      Excluir
    2. Concordo com os comentários so acho que nem deveriam perder tempo ainda respondendo o texto foi excelente parabens. Só recebe crítica quem faz coisa boa. Quem escreve lixo nem é lido

      Excluir
  9. DEUS deixa os seus escolhidos passar por tribulações para nos mostrar que não existe nada no mundo que garanta a nossa salvação a não ser crer em CRISTO JESUS, ELE sim nos dá vida e vida em abundância, ELE nos garante a vida eterna, as riquezas e a fama vão passar mas o paraíso é eterno, cuidem de sua salvação e coloque em prática aquilo o que DEUS te deu, shalon a todos!

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo,

    Acredito que a intenção do escritor, foi fazer uma metáfora. realmente na época de Davi e Salomão não haviam "terreiros", porém os altares pagãos eram sinônimos.

    Paz!

    ResponderExcluir
  11. muito bom me ajudou bastante ,DEUS abençoe paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom gostei muito da explicaçao apaz

    ResponderExcluir
  13. Que DEUS possa te da mais sabedoria, pois ELE o próprio falou comigo através dessa passagem, quem Possa estar nos concedendo mais e mais sabedoria. quem o Senhor venha nos guardar . amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que ELE o próprio falou com você não acha que deveria descrever sua experiência, ou vai guardar uma revelação divina?

      Excluir
    2. Já que ELE o próprio falou com você não acha que deveria descrever sua experiência, ou vai guardar uma revelação divina?

      Excluir
  14. MUITO LEGAL, ESSE TRABALHO DE VOCÊS, QUE DEUS CONTINUE DANDO GRAÇA E SABEDORIA DO ALTO CADA DIA MAIS...A PAZ MEUS IRMÃOS EM CRISTO JESUS... FUI MUITÍSSIMO ABENÇOADO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado creio eu que o escritor usou essas palavras para ficar claro para pessoas como você....

      Excluir
    2. A questão é que os textos na internet não deveriam sugerir a religião, seja lá de quem for. A expressão:"terreiro de macumba", pode denotar discriminação e reduzir o efeito positivo do texto, já que qualquer pessoa poderá lê-lo, tirando lições maravilhosas.
      No geral, gostei muito de saber sobre a vida de Asafe e as limitações que possuía em seu ministério.

      Excluir
  15. Aleluias... glorias a Deus ;verdadeiramente bom e Deus com israel.

    ResponderExcluir
  16. lindo d+ esse estudo sobre quem foi esse grande homem, para mim foi de muita valia,estou muito satisfeito com tudo que li aqui,parabéns pastor.

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante sua explicação sobre esta passagem da vida de Asafe, pois situações como esta acontecem na vida de muitos nós. Parabéns. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Amém Pastor! Que Deus continue o abençoando e partilhando conosco outras valiosas reflexões. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  19. muito bom aprendi mas... Excelente ajuda.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom! estou passando por um momento de angústias e aflições,este estudo mim ajudou muito.Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Ao seu tempo quando resvalar os teus pés, eu os farei cair.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Feliz com vocês minha filha Pra Sabrina e genro Pr. Jaime por este nome ao meu primeiro neto. Tenho certeza que será bênção em nossas vidas em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  24. Feliz com vocês minha filha Pra Sabrina e genro Pr. Jaime por este nome ao meu primeiro neto. Tenho certeza que será bênção em nossas vidas em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  25. Excelente texto!!!! Deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela iniciativa de usar a internet como fonte de edificação para muitas vidas e parabéns também pelo texto!

    ResponderExcluir
  27. Não Parece com o Mesmo Asafe do Salmos 50, pois quando a Crise vem pessamos como Jonas vou me desviar dEle... Mal sabendo que:
    QUEM É ESCOLHIDO NÃO TEM ESCOLHA

    ResponderExcluir
  28. Linda mensagem que deus te abenxoe grandimente. Aprende bastante

    ResponderExcluir
  29. deus e lindo, maravilhoso poderoso, perfeito, amoroso, excelencia inesplicavel, pois ele tem o tempo certo para tudo, esse trabalho dessa postage da biografia de asafe posta por voce William e um remedio de cura e avivamento para quem estar tao dependente da presenca de Deus, para quem estar precisando entrar no santuario e se encontrar com Deus e sair do santuario pronto para enfrentar toda e qualquer crise espiritual seja como essa que Asafe enfrentou ou outras. Deus te abencoe Willian.

    ResponderExcluir
  30. vou pregar amanha esse salmo de asafe

    ResponderExcluir
  31. muito bom um exemplo que todo cristao deve observar.quem entre nos num momento de tribulaçao nao olhou para o lado ou para o outro e viu algem que nao procura obdecer ao senho ate zambao da gente e praticam ou vivem uma vida associada ao crime ou algo fora dos pricipios da lei de DEUS ou mesmo da lei do homem.e nao chegou a pensar algo parecido ou ate mesmo igual a azaf?

    ResponderExcluir
  32. A igreja tem clamado por levitas que tenham o coração de Asafe

    ResponderExcluir
  33. A igreja tem clamado por levitas que tenham o coração de Asafe

    ResponderExcluir
  34. A questão é que os textos na internet não deveriam sugerir a religião, seja lá de quem for. A expressão:"terreiro de macumba", pode denotar discriminação e reduzir o efeito positivo do texto, já que qualquer pessoa poderá lê-lo, tirando lições maravilhosas.
    No geral, gostei muito de saber sobre a vida de Asafe e as limitações que possuía em seu ministério.

    ResponderExcluir
  35. A questão é que os textos na internet não deveriam sugerir a religião, seja lá de quem for. A expressão:"terreiro de macumba", pode denotar discriminação e reduzir o efeito positivo do texto, já que qualquer pessoa poderá lê-lo, tirando lições maravilhosas.
    No geral, gostei muito de saber sobre a vida de Asafe e as limitações que possuía em seu ministério.

    ResponderExcluir
  36. Este salmo é uma lição de vida para todos nós que seguimos a Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  37. Fla muito sobre a nossas fraquesas coisas que pensamos e questionamos, será ? a promessa vai vir mesmo ? mas o mais importante mesmo com as duvidas e questionamentos, devemos sempre estar na presença de Deus

    ResponderExcluir
  38. gostei muito meu irmão em cristo jesus quantos asaf tem andando neste mundo .

    ResponderExcluir
  39. A paz do Senhor a todos, o inimigo é assim mesmo, quer achar uma brexinha pra falar algo contra as escrituras. Se o autor usou o termo"macumba", não importa, o que importa é o contexto e o aprendizado que tiramos das escrituras. Os Fariseus faziam a mesma coisa esperava o momento para confrontar Jesus... e vejo que pessoas aqui ao invés de tentarem buscar sua Salvação aprendendo com a Bíblia, ficam arrumando um jeito para dizer que "por isso sou quase ateu" .... vai se converter cara, cuidado que vc corre um grande risco de perder sua Salvação... pena que vc não deixou seu nome, pois eu poderia orar por vc. É melhor me esforçar em acreditar em Deus, do que me arrepender depois .... poderá ser tarde demais ... Amém!

    ResponderExcluir
  40. Hoje estou atravessando um grande deserto, talvez, porque cometi muitos erros pra chegar até aqui. Há seis meses passei por um encontro real com Deus e tenho procurado corrigir tudo de ruim que ficou para trás, mas as lutas que tem vindo ao meu encontro tem sido maiores que a força de vencê-las, já estava pondo tudo a perder, mas esta palavra veio ao meu coração no momento exato e eu sei que o meu Deus vai me honrar e se hoje esta humilhante situação me põe ao chão amanhã será dia de dupla honra. Eu louvo ao Senhor pela prova que me tem feito passar!

    ResponderExcluir
  41. muito bom e maravilhoso servir ao senhor ,esta historia quase bate com a minha,,tambem tenho passado por situaçoes difisil mais DEUS TEM ME DADO GRASSA,MEUS PES QUASE TEM SE DESVIADO DOS CAMINHOS DO SENHOR MAIS ALGO MARAVILHOSO TEM ME AFASTADO D0 MAL ,POR MAIS QUE EU DESEJE O MAL ,MINHA CARNE DESEJE ISTO ,ALGO INESPLICAVEL ME MANTEM LONGE DE COMETER TORPEZA ENLICIDA ,A EU COMPREENDO A PROMESSA DE DEUS NO SALMOS 91 QUE DIS QUE DEUS DEU ORDEM AOS ANJOS A NOSSO RESPEITO PRA QUE TIRE TODAS AS PEDRAS DE NOSSO CAMINHO PRA QUE NOS NAO VENHA TROPEÇAR EM NEM UMA DELAS ,MUITO OBRIGADO MEU AMIGO jesus.

    ResponderExcluir
  42. GLORIA DEUS QUE BOM CONHECER MAIS DOS PERSONAGEM DA BIBLIA SAGRADA

    ResponderExcluir
  43. Td o que está neste estudo (mensagem) procede do SENHOR. Está td certo, a vdd não discrimina ninguém ela pode doer por um instante, depois produz bons resultados...

    ResponderExcluir
  44. Muito bom vaso de Deus,aprendo cada dia sobre este texto muito forte,serve nos dias de hj,vc se expressou muito bem,nao vejo mal algum de usar a expressão terreiro de macumba,cada um se expressar da maneira que Deus usa.

    ResponderExcluir
  45. Muito bom vaso de Deus,aprendo cada dia sobre este texto muito forte,serve nos dias de hj,vc se expressou muito bem,nao vejo mal algum de usar a expressão terreiro de macumba,cada um se expressar da maneira que Deus usa.

    ResponderExcluir
  46. O salmo 73 de Asafe descreve o pensamento de muitos que se sentem injustiçados.

    ResponderExcluir
  47. e tremendo este salmos me indentifico nestes dias atuais muito com ele

    ResponderExcluir
  48. acho que essa é sem duvida alguma a palavra mais tocante que já ouvi, hoje tenho uma espiração a mais para prosseguir!

    ResponderExcluir
  49. Não existe judeu da tribo de leví, porque os levitas são da tribo de levi e os judeus são da tribo de judá, o personagem não pode ser classficado como judeu se é de outra tribo.

    ResponderExcluir
  50. me endentifico com este salmo 73-28 vc foi muito usado pelo espirito santo Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  51. Parabéns vaso bem esclarecido 👏👏

    ResponderExcluir
  52. Parabéns vaso bem esclarecido 👏👏

    ResponderExcluir
  53. O irmão quando fala em terreiro só está querendo trazer o comentário como se Asafe estivesse vivendo nos dias de hoje. Muito correto o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  54. Ele apenas está fazendo uma comparação, é o que nós temos visto nos dias de hoje; muitos se apostatando da fé, trocando o, Senhor pelo pecado, isso é fato!

    ResponderExcluir
  55. Muito bom este estudo tirou muitas dúvidas grato pelo esclarecimento Shalom

    ResponderExcluir