terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jesus tem a Ultima Palavra para:


1-      Desapontados (Lucas 5.1-11)

Certo dia Jesus estava na praia do lago de Genesaré. Havia muita gente se apertando em volta dele para ouvir a palavra de Deus.
          Jesus viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles, e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, que era de Simão, e pediu que ele afastasse um pouco o barco da praia. Então Jesus sentou-se no barco, e começou a ensinar o povo.  Quando ele acabou de falar, disse a Simão:  
       - Leve o barco para mais longe da praia, onde o lago é mais fundo. Depois você e seus companheiros joguem as redes para pescar. Simão respondeu:
         - Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas já que o Senhor está mandando, eu vou jogar as redes.
          E pegaram tanto peixe que as redes estavam quase se arrebentando. Por isso fizeram sinal para os companheiros que estavam no outro barco, para que fossem ajudá-los. Eles foram, e encheram os dois barcos com tanto peixe que os barcos quase afundaram.

Se você prestar a atenção em um pequeno detalhe deste texto vai ver que Pedro, no versículo 5, não tinha muita vontade de voltar, talvez sua fé estivesse meio abalada. Como se ele estivesse falando: “ Olha, eu acho que não vai dar em nada não... afinal acabei de voltar da pesca e não consegui pescar nada.”.
A diferença é que ele se mostrou obediente a ordem de Jesus, houve ali um princípio valiosíssimo de submissão. Então ele disse: “Mas debaixo da sua palavra”, em outras palavras “em obediência a você Jesus, vou lançar a rede.”
Jesus tem a ultima palavra para os desapontados.

2-      Desesperados (Marcos 5:21 a 24 e 35, 36).

Jairo e sua mulher estavam muito tristes, pois sua filha única de doze anos estava gravemente enferma. Os médicos tinham feito o que podiam, e já não davam esperanças.
Já desesperados, ouviram a notícia de que Jesus acabava de entrar em Cafarnaum.

Pobre Jairo, enquanto pôde, resistiu; enquanto as forças conseguiram, rejeitou. Mas no momento em que sua filhinha começou a entrar em coma, ele não aguentou mais e deixou de lado o seu orgulho, seu poder, sua fama e sua cultura. Sua filha estava morrendo. Não podia mais ficar na insensibilidade; tinha que entregar-se; tinha que render-se; tinha que se humilhar aos pés do único capaz de resolver os problemas humanos. O texto bíblico diz: "E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda, rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva" (Marcos 5:23).

Medite comigo na atitude de Jairo. Ele caiu aos pés de Jesus, e não disse:

-Senhor, minha filhinha está morrendo. Por favor, ajuda-me. Tu que és Deus sabes o que é melhor para mim. Aqui estou rendido aos Teus pés. Esta seria a atitude correta de um cristão. Mas Jairo caiu de joelhos diante de Jesus e tentou dizer a Ele como é que deveria agir. Ele disse isso, através de atos e não de palavras:

- Senhor, preciso da Tua ajuda. Mas, como sou líder, sei como é que as coisas devem ser. Você agora vai se levantar, vai vir comigo, entrará no quarto da minha filha, colocará a mão sobre a cabeçinha dela e minha filha será curada.
Você viu? Um líder humano habituado a liderar todo mundo, queria liderar até Jesus.
Por que somos assim? Pedimos ajuda de Deus, nos ajoelhamos diante dEle, mas queremos que Ele faça as coisas como nós queremos e não como Ele acha que é melhor.

Jesus podia olhar para Jairo e dizer:
- Vai embora daqui. Quem você acha que é? Só porque você se ajoelhou pensa que pode mandar em mim?

Só que Jesus não faz isso. Jesus tentou ajudar a Jairo e vai tentar ajudar-nos também. Mas olhe a maneira como Ele faz as coisas: foi com Jairo, sem discutir. Imagino que Jairo estava com pressa. Quando saiu da casa sua filhinha tinha entrado em coma. Mas Jesus parecia não ter pressa. Enquanto andava, atendia as necessidades dos que encontrava em seu caminho. Jairo não podia entender e começava a ficar desesperado:

- Senhor, Tu não entendes meu problema, todas essas pessoas podem esperar, mas a minha filha está morrendo.

Você acha que Jesus não entendia o problema de Jairo? Claro que entendia. Não há nada que você possa ter em sua vida que Jesus não compreenda. Não há nenhum problema que você possa estar vivendo que Jesus não conheça. Quando Ele demora a responder sua oração, é porque Ele está querendo ensinar alguma outra lição. Jairo tinha que aprender que o homem não pode dirigir a Deus. Tinha que aprender que o homem tem que colocar sua vida nas mãos de Deus, e ser dirigido por Ele. Foi por isso que Jesus demorou e enquanto isso a filha de Jairo morreu.

Então chegaram os servos da casa de Jairo dizendo:

- Jairo não molestes mais o Mestre, a tua filha já morreu.

Foi aí que Jairo se entregou. Aquele homem que estava querendo dirigir a Deus; que estava querendo dizer a Deus como é que as coisas tinham que ser; aquele homem orgulhoso que não estava disposto a seguir humildemente o que a palavra de Deus diz, quando lhe disseram que a filha morreu, aquele homem se entregou, se rendeu, se abandonou. E só então, quando ele parou de querer mandar, Jesus se aproximou dele e disse:

- Jairo, vamos para casa.

E eu imagino que Jairo com lágrimas nos olhos disse:

- Senhor Jesus, agora não, não preciso mais de ti. Quando eu te pedi, Tu não quiseste ouvir a minha voz, agora não, agora não quero mais. Minha filha já morreu.

E Jesus hoje talvez diria:
- Filho, agora é que eu posso fazer alguma coisa por você. Enquanto você estava abrindo a Minha Palavra e querendo corrigi-la, Eu não podia fazer nada por você. Mas agora que você abre a Bíblia e é suficientemente humilde para seguir o que está escrito, agora sim, posso fazer algo por você.

Veja meu amigo, até aquele momento era Jairo que estava tomando Jesus pela mão e querendo levá-lo. A partir desse momento foi Jesus que tomou Jairo pela mão, e o levou por onde Jesus quis.
Jesus tem a última palavra para os desesperados.

3-      Desenganados:  (Marcos 5:27-28).

Quando ela soube que Jesus curava e fazia muitos milagres, seu coração se encheu da certeza de que esta seria a sua chance de cura.
A multidão que seguia Jesus era muito grande mas a sua vontade de ficar boa era muito maior. Não importava quantas pessoas ela teria que enfrentar, o importante era que ela tivesse, pelo menos, a chance de tocar nas vestes dEle.

Hoje, com o avanço da medicina, este seu problema, certamente, seria resolvido, pois ela poderia estar com um tumor fibroso, ou com alguma infecção ou problema hormonal mas, naquela época, muitos médicos trataram dela em vão. Podemos ler, no evangelho de Marcos 5:26a, que ela "... havia padecido muito com muitos médicos" e além de tudo, ela havia "despendido tudo quanto tinha" (Marcos 5:26b).

Ela era uma mulher como qualquer outra, sujeita a doenças e pronta a gastar e despender tudo com qualquer coisa necessária para obter a cura.

. Muitas vezes, nos tornamos fracos, desencorajados porque procuramos resolver tudo com nossas próprias forças.
. Muitas vezes, perdemos a esperança porque não entregamos tudo nas mãos de Deus.
. Muitas vezes, nos esquecemos de que o nosso Pai Celestial é o médico dos médicos e o Deus dos impossíveis. Ele pode curar as nossas enfermidades quando Ele quiser sem ter que marcarmos dia, nem hora.

O plano para a sua vida já estava traçado. Jesus sabia tudo que estava para acontecer e, de repente, Ele sentiu que ela O tocou. Mas, certamente, para tornar público aquele ato de fé e de coragem, Ele disse: "Quem me tocou?" (Marcos 5:30b). Ela, num ato de medo ou reconhecimento, caiu a Seus pés e contou-Lhe sobre os doze anos de sofrimento por causa de uma hemorragia, sua separação dos seus entes queridos e também o dinheiro que gastou com médicos. Foram doze anos de solidão e tremenda aflição. Ela sabia que não deveria tocar em ninguém mas, pela fé ela arriscou ser censurada pelo rabino e por todas aquelas pessoas que seguiam Jesus tocando em Suas vestes.
Ele, ternamente, falou com ela. Não a censurou, não a chamou de pecadora mas de filha. Jesus disse-lhe palavras doces que a deixaram feliz ... E finalmente disse "Filha, a tua fé te salvou" (Marcos 5:34).
Como você se sentiria se ouvisse Jesus lhe chamar de filha ou filho? e ainda lhe dizer que você estava salvo(a)?
Amados, três coisas importantes aconteceram na vida desta mulher depois que o Senhor proferiu estas palavras ...

1) Ela foi curada de uma hemorragia que a separava de seus entes queridos e amigos.
2) Ela foi chamada de filha por Jesus, o próprio Deus que a criou.
3) Ela foi salva não apenas pela fé que ela depositou em Jesus mas, principalmente, por Seu grande amor por ela, morrendo na cruz do Calvário no seu lugar

Quantas bênçãos ela recebeu em sua vida , de uma só vez! Agora, ela estava curada, tornou-se uma filha de Deus e foi salva para todo o sempre. Foi necessário, somente, um toque amoroso de suas mãos nas vestes de Jesus.
O nosso Salvador é Aquele que está sempre conosco nas horas difíceis da nossa vida.
Jesus não cura todos os doentes e sim todas as enfermidades.
Jesus tem a última palavra para os desenganados.

4-      Atormentados  (Marcos 09.17-29)

“E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.”


Vemos nesta passagem a cura de um jovem lunático. Esta cura foi uma cura diferenciada, porque o espírito maligno que tomava conta daquele jovem agia de duas formas para que ele não experimentasse uma cura:

- Deixando-o mudo: Porque satanás sabe que a cura se processa pelo poder da palavra, desta forma ele não tinha como clamar por aquela cura.

- Deixando-o surdo: Para que o jovem não fosse alcançado pela Palavra que cura, liberta e transforma.

Da mesma forma o diabo age nos dias de hoje colocando as pessoas doentes como mudas e surdas para poder manipular as suas vidas.
Hoje seremos curados para não sermos mais uma massa de manobra nas mãos de satanás, mas para nos movermos debaixo do mover de Deus através do Espírito Santo.
Os discípulos não puderam curar aquele jovem porque eram uma geração incrédula, que significa a geração presencia os milagres, porém não os realiza, os religiosos são assim. 

O religioso crê que pode viver milagres, porém não acredita que pode realizar milagres.

Vivemos porque sempre temos um milagre para viver porque para cada manhã há um milagre de Deus, um objetivo espiritual para cumprir e porque sabemos que a nossa vida não acaba hoje.

Quando vivemos sabemos que a enfermidade e que nenhuma situação é definitiva.

Vivemos porque sabemos:

- O que somos
- O que podemos em Cristo Jesus
- O que está preparado para nós.
Jesus não só repreendeu aquele espírito imundo como libertou aquele jovem para sempre.
Jesus tem a ultima palavra para os atormentados.

5-      Perdidos (João 08. 1-11)

"Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério, fazendo-a ficar de pé no meio de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Mas Jesus, inclinando-se escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: mulher, onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela, ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus, nem Eu tampouco te condeno; vá e não peques mais".

Meus amigos, neste episódio, bastante conhecido dos leitores da Bíblia, no ministério terreno de Jesus, encontramos um quadro que evidencia a diferença entre a "religião" dos homens e o Verdadeiro Evangelho do Mestre. Nesta passagem bíblica, percebemos a pseudo-religião dos escribas e fariseus, mais vinculados aos aspectos formais da lei mosaica do que ao verdadeiro sentido do cristianismo na sua pureza de origem. Nos termos da religião mosaica, aquela mulher, apanhada em adultério, não encontraria nenhuma porta de escape, devia mesmo ser apedrejada até à morte. Vê-se, assim, que perante a dura e inflexível lei mosaica, o interesse pelas regras e leis, por certo, estava acima do valor da vida humana. Também, meus amigos, esta passagem bíblica oferece-nos uma outra hermenêutica: os escribas e fariseus usaram aquela mulher, expondo-a perante a multidão, simplesmente, para a consecução de seus maquiavélicos propósitos, os quais eram conseguir apanhar Jesus em qualquer contradição dos seus legítimos ensinamentos. Podemos, então, perceber que a "religião" dos escribas e fariseus, no seu formalismo primitivo, era levar o homem a exercer o "juízo" e não a Misericórdia. Ignoravam que a Verdadeira Religião tem que ter as suas raízes estreitamente ligadas ao Amor e ao Perdão que não deixa de ser pedestal do Amor.
Jesus, sabiamente, colocou os acusadores daquela mulher adúltera em um beco sem saída, dizendo-lhes:

"aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra."

Então, meus amigos, aqueles acusadores, tocados no íntimo pelas palavras de Jesus, ao se verem confrontados, perceberam que eram tão pecadores quanto à pobre mulher adúltera. Através desta fulgurante passagem bíblica, aprendemos que não devemos atirar pedras nas nossas irmãs que sucumbiram nas voragens dos atos pecaminosos, porque, ainda, não somos perfeitos e nem temos autoridade moral para atirarmos pedras em quem quer que seja. Devemos, sim, ajudá-las a alcançar o equilíbrio, estendendo-lhes as nossas mãos para que elas possam caminhar à Luz da Boa Moral Evangélica. Não é atirando pedras que podemos tirar uma criatura que esteja dentro do buraco, mas dando-lhe nossas mãos, ajudando-a, para que ela possa sair de dentro buraco.
O Mestre deu-nos o exemplo através do Perdão, recomendando àquela mulher: "vá e não peques mais". Assim, deu à mulher adúltera a oportunidade de retomar o curso da vida, sob um novo prisma, não mais pecando, não mais cometendo aqueles mesmos deslizes morais. Vejam, meus amigos, como é grande a Misericórdia Divina. Através do Perdão, a Divina Providência sempre nos dá oportunidade para recomeçarmos os nossos trabalhos e retificarmos nossas vidas, reparando os males perpetrados e modelando nosso caráter para melhor.
Jesus tem a última palavra para os perdidos.

Um comentário:

  1. comparem a história de Daniel na cova dos leões com a história da filha de Jairo e a história de Gideão com o menino que tinha cinco pães e dois peixes.

    ResponderExcluir