segunda-feira, 26 de março de 2012

A verdadeira fé não estava no tanque.

Paz do senhor meus queridos... ^^

Sabe quando a gente acorda com uma palavra da parte de Deus ardendo no coração. Assim aconteceu comigo hoje. Então, nada melhor que compartilhar com vocês algo que já alguns dias tem me chamado atenção, desde quando conversava com um amigo pelo Facebook, sobre algumas situações difíceis e ele citou o exemplo deste homem para mim, daí então o desejo de conhecê-lo um pouco mais...

Vamos embarcar nessa viagem comigo???
Creio que Deus falará a teu coração.



Jesus, em seu ministério terreno, constantemente surpreendia todos a sua volta com ações que fugiam do óbvio, do esperado, da mediocridade. Um bom exemplo foram os milagres que Jesus operou. Em determinados momentos Jesus era solicitado e operava milagres, em outros, sem que ninguém esperasse, ia até o necessitado e agraciava-lhe. Foi justamente isso que ocorreu junto ao Tanque de Betesda com um paralítico. 

Se observarmos o texto na bíblia em João 5. 1-9  começa dizendo que havia uma festa entre os judeus (provavelmente a Páscoa), e que Jesus subiu a Jerusalém. Nos fala ainda que próximo à Porta das Ovelhas havia um tanque chamado Betesda, que significa “Casa de Misericórdia”. A Bíblia diz tanque, mas também pode ser entendido como uma piscina. Historiadores dizem que o tanque possuía 100 metros de cumprimento, 60 metros de largura e cerca de 10 metros de profundidade.
tanque de Betesda, é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Neste local muitas pessoas pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas. Este reservatório ou tanque de água ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém.
Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunas onde muitos doentes, cegos, coxos, pessoas com os mais diversos tipos de enfermidades, que já haviam buscado todo tipo de recursos, que utilizaram todos os seus haveres e não havia nada que os médicos pudessem fazer para mudar o quadro de suas vidas; e haviam tambem pessoas excluidas da sociedade por não terem condições financeiras para buscar recursos e dependiam quase que exclusivamente de um milagre; e todos se juntavam aguardando que as águas se agitassem.
A necessidade deste povo era muito grande, e também a sua fé; eles acreditavam que um anjo descia e agitava as águas; e a primeira pessoa que ali descia, depois do movimento da água, era curado de qualquer enfermidade que tivesse; todas aquelas pessoas eram necessitadas de uma benção, uma cura, e depositavam a sua fé em um reservatório de água.
É impossível mensurar o número de pessoas ali alojadas no Tanque de Betesda e qual o período de tempo. Mas a Sagrada Escritura fala de um homem paralítico que esperava por seu milagre há trinta e oito anos. Quase quatro décadas marcadas pela incerteza, e, quem sabe, desesperança, devido a tanto tempo de espera sem conseguir o seu milagre junto ao tanque. Parecia que a Casa de Misericórdia não era tão misericordiosa assim. 
Sem falar que era muito difícil para ele buscar uma cura no tanque de água, pois ele era totalmente dependente de outras pessoas, que na maioria das vezes buscavam o mesmo objetivo que ele; e o que acontecia era uma verdadeira competição pois somente a primeira pessoa que ali descia, depois do movimento da água, é que era curado. 
Mas de repente surge no cenário um especialista em misericórdia, a própria misericórdia em pessoa, JESUS CRISTO. Estava presente naquele lugar, e observava toda aquela situação; quantas pessoas doentes, cegos, coxos, necessitavam de um milagre, mas estavam fixados no alvo errado. Jesus estava ali, e Ele queria curar todas aquelas enfermidades, sarar todas as feridas, dar vistas aos cegos; mas ele não era o alvo, ele não era o objetivo daquelas pessoas.
Mas o Seu amor pela vida do homem é imensurável, e não existe como medir a misericórdia do Senhor pela vida do homem, mesmo que Ele não seja o alvo naquele momento, Ele nos ama e quer nos curar, nos salvar, nos libertar.
Jesus vê aquele homem deitado ali no chão, sabendo que a trinta e oito anos ele sofre deste mal, que a cura, a libertação de sua vida não está naquele tanque, mesmo que aquele homem não o conheça, mesmo que não tenha tido uma experiência pessoal; mas o amor e a misericórdia por aquela vida, está presente em Jesus. E Ele pergunta: “Queres ficar são?”
Aquela pergunta deixou o homem maravilhado, talvez ele tenha pensado que Jesus, iria leva-lo ao tanque, mas não foi necessário, pois para o Senhor curar, não é necessário competição para quem chegar primeiro, para o Senhor curar basta o amor D’ele para com as nossas vidas. “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.” E aquele homem foi curado.

Sabe o que este milagre nos ensina?

1- Os milagres de Deus não ocorrem por merecimento, e, sim, por vontade soberana de Deus, pela infinita graça. O texto não diz que o paralítico fez campanha, nem mesmo que era um cristão. Diz simplesmente que Jesus se dirigiu a ele e o curou. A iniciativa partiu do próprio Jesus, foi Ele quem viu o paralítico;

2- Jesus perguntou se o homem desejava a cura.  Assim como perguntou a Bartimeu e a outros. Tem que existir o desejo, vontade. Deus dotou o homem da capacidade de decidir e por isso espera que o mesmo use tal privilégio com sabedoria. Se a pessoa não quiser, Deus não o fará forçadamente;

3- Os milagres de Deus não possuem fórmula para acontecerem. Deus age como quer. Se Deus pudesse ser manipulado pelo homem para operar milagres, Ele poderia ser um pseudo-deus, não o Deus onipotente, onisciente e onipresente;

4- O tempo e o dia em que um milagre acontece pertencem a Deus e não ao homem. Deus opera na hora oportuna. Era um sábado, um dia sagrado para os judeus, mas a cura do paralítico, na escala de valores de Jesus, era mais importante, estava acima da religião. Se aquele paralítico estava há 38 anos no Tanque de Betesda, isso significa que quando Jesus nasceu, aquele homem já estava ali. É claro que Deus pode operar imediatamente um milagre àquele que clama em desespero, Ele é Deus e conhece a necessidade de cada um. Mas pode ser que o milagre não ocorra no tempo em que o homem espera. Deus é soberano;

5- Por último podemos entender através desse acontecimento que Deus se importa com o desfavorecido, necessitado e excluído. Caso você esteja entregue à própria sorte como o paralítico, não perca a esperança, Deus pode lhe surpreender e surgir de repente junto ao tanque da sua vida e realizar um milagre em seu favor.

Que cada um de nós, servos do Senhor, herdeiros do trono, filhos amados; possamos colocar sempre o nosso alvo, o nosso objetivo, a nossa esperança, no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; pois Ele não mediu esforços para a nossa salvação, Ele deu a sua vida, pagou um alto preço pelos nossos pecados, para que possamos estar ao seu lado na cidade santa celestial.

Assim como Jesus chegou e mudou a vida daquele homem, restaurou os sonhos já frustrados de 38 anos. Ele pode fazer com você que está lendo esse texto também, saiba que os planos de Deus pra tua vida ainda estão de pé, Jesus vai chegar e mudará a tua vida, seus sonhos e planos tornarão realidade, porque assim ele fará ser...


Creia, confie, não desista...
Jesus vai chegar, e quando Jesus chega... ah meu amado, alguma coisa acontece!!! 



Aleluia; Louvado Seja o Nome do Senhor.
  

Um comentário: